sábado, 11 de fevereiro de 2012

Exposição do Concurso de Ideias Revestimentos Cerâmicos em Espaços Públicos, Aveiro (parte II)

Estes são os estudos que apresentei a concurso. Foram seleccionados para a exposição o 2 e o 3.

 
1.Barreiro Jurássico
Este projecto partiu da ideia de representar seguimento, continuidade e descontinuidade, noções que surgiram pelo facto de aí existir um barreiro onde se encontram fósseis de animais e de vegetais com 70 milhões de anos que são, eles mesmos, testemunho da evolução dos seres vivos. Esta ideia teria ainda de reflectir as formas, imagens e cores das peças cerâmicas (peças decorativas, azulejos artísticos e material de construção) produzidos pelos grandes ceramistas das fábricas que laboraram nesta zona da Rua da Fonte Nova, tais como: Fábrica do Côjo, Fábrica da Fonte Nova, Artibus, Aleluia, Fábrica de Jerónimo Pereira Campos.
Foi dado, ainda, especial destaque ao Homem e à Mulher de Aveiro. São estes que nos seus gestos do quotidiano, repetidos numa dança sem fim, imortalizam essas formas, imagens e cores tão características da cerâmica da região.

2.Ponte de Pau
Este projecto surgiu a partir da ideia de representar reflexos da ria, já que este local fica junto a um canal. Assim, podem ver-se nele reflexos de motivos da proa de um barco moliceiro, que servem de fundo ao Homem e à Mulher de Aveiro que nos seus gestos apressados representam actividades características do dia a dia da região.

3. Muralha
Este projecto reuniu pormenores de uma gravura onde está representada a muralha de Aveiro, elementos da pintura dos barcos moliceiros e os Homens e Mulheres de Aveiro.
A muralha foi repetida como um módulo formando um padrão, por trás dela abre-se um céu que serve de fundo à vila.
Surge um grupo de Homens e Mulheres que interagem numa espécie de pirâmide humana.

1 comentário:

  1. Gosto imenso destes trabalhos.Deram-te oportunidade de evoluir muito.
    Fundamentaste muito bem.

    ResponderEliminar